Quando se trata de impermeabilização de paredes, a primeira coisa que vem à mente é a impermeabilização das paredes do edifício, mas a impermeabilização de paredes é de importância crítica também para muitas outras estruturas, como pontes, túneis e viadutos. Portanto, é útil ter um conhecimento profundo da impermeabilização de paredes, que encontramos em muitas áreas da vida.
Porém, antes de falarmos sobre o processo de impermeabilização aplicado nas paredes, gostaríamos de dar informações sobre impermeabilizações em geral. Nesse sentido, impermeabilização é o processo realizado com produtos químicos impermeabilizantes para atuar como barreira no potencial contato das estruturas com a água e evitar perdas de desempenho da estrutura.
Os produtos químicos impermeabilizantes foram desenvolvidos especialmente para proteger a estrutura de fatores que possam representar risco para a estrutura, como corrosão, durabilidade e perdas de resistência que podem ocorrer em contato com a água.
Quando questionados sobre o que é impermeabilização de paredes, vêm à mente as imagens de todos os sistemas de paredes dentro e fora do edifício. Enquanto as paredes internas são utilizadas para separar o edifício em áreas de uso, as paredes externas são os sistemas que protegem o edifício e, portanto, são diretamente afetadas pelas condições climáticas.
Os produtos químicos para impermeabilização de paredes são materiais que não são afetados pela água nas paredes internas e externas do edifício, desde a fundação até o telhado, agindo como uma barreira entre a água e o edifício e evitando possíveis perdas de desempenho.
Então qual é a importância da impermeabilização de paredes? Quais são os problemas que surgirão se não for feito o correto isolamento das paredes?
A correta realização do processo de impermeabilização entre o solo e a edificação durante a instalação predial é vital para a edificação. A fundação e as paredes cortina entre o edifício e o solo devem ser protegidas com um material impermeabilizante adequado para que o edifício não seja danificado pela humidade e pelas raízes das plantas.
Caso contrário, o edifício ficará constantemente exposto à água desde a fundação e começará a apodrecer devido à corrosão. Essa perda de desempenho causará resultados irreversíveis.
As janelas ocupam uma área importante nos sistemas de paredes exteriores. Dado que fazem uma transição direta entre a água e o interior, a impermeabilização deve ser realizada de forma adequada durante a instalação dos sistemas de paredes exteriores.
Se a impermeabilização correta não for aplicada nas paredes e bordas das janelas durante a instalação das janelas, a água entra diretamente no edifício, o que causa perdas de desempenho.
Pode ocorrer umidade nas áreas internas das paredes devido à umidade e possíveis vazamentos de água, e se esta situação progredir ocorre a formação de bactérias e fungos. Estas formações biológicas também precisam ser reparadas com o impermeabilizante de parede adequado.
Portanto, para evitar formações semelhantes a estas que possam prejudicar a edificação e a saúde humana, é necessário trabalhar com os impermeabilizantes adequados durante a fase de instalação.
Quais produtos químicos de construção devem ser usados para impermeabilização de paredes?
Impermeabilização Polímero Cimentício
Este método é o mais simples e conveniente. São mais utilizados em paredes que frequentemente apresentam alto contato com água. Além disso, a impermeabilização à base de cimento é excelente para locais úmidos e possui total resiliência. Qualquer vazamento pode ser resolvido usando este método, fornecendo isolamento.
Membrana Impermeabilizante Líquida
Este é outro método de impermeabilização muito utilizado que fornece uma camada fina composta duas camadas aplicadas com rolo, espátula ou spray. Oferece muito mais flexibilidade e é usado com intensidade hoje em dia. No entanto, a durabilidade depende do tipo de polímero utilizado na confecção desta membrana.
Impermeabilização de manta líquida
Este tipo de revestimento é utilizado como revestimento protetor semi-flexível porém mesmo sendo de fácil aplicação é o método que apresenta a menor vida útil além de ser de difícil manutenção.
Manta Asfáltica
A impermeabilização com manta asfaltica, na verdade cobre toda a superfície porém não trata suas fissuras e pontos de infiltração, apenas protegendo os mesmos. A manta asfáltica é uma das coberturas de impermeabilização mais comuns em lajes e telhados porém é aplicada com uma fonte de chama de maçarico, tem vida útil limitada e a sua remoção e reaplicação são muito trabalhosas. Adere muito bem à superfície. É utilizado no revestimento de zonas húmidas como telhados inclinados, canteiros, varandas, terraços, paredes de caves, tanques de água, etc. Pode ainda ser utilizado em zonas como pátios e jardins com solo.